Quem é o reforço do Benfica que quase passou despercebido no último dia de mercado?
Federico Coletta é uma promessa do futebol italiano resgatada pelos encarnados por um milhão de euros

A contratação de Federico Coletta pelo Benfica, apesar de devidamente noticiada a tempo e horas, acabou por passar ligeiramente despercebida na enxurrada de notícias publicadas sobre o fecho do mercado de transferências.
Por um milhão de euros (e 30% de uma futura venda, mas limitado a um máximo de €6M — ou seja, o máximo que os romanos receberão, seja qual for o montante da venda, será €6M), os encarnados asseguraram junto da Roma, o seu clube de formação, uma das grandes promessas do futebol italiano. Coletta é um médio-ofensivo de 18 anos, que chega a Lisboa com a perspetiva de começar pela equipa B antes de poder aspirar, a curto/médio prazo, a mudar-se para a formação principal. Pelo menos, apresenta esse potencial. E o investimento é mínimo
Nascido na Cidade Eterna, destacou-se nas camadas jovens do futebol transalpino, onde somou títulos e momentos decisivos. Foi campeão italiano sub-16, venceu o Torneo delle Nazioni de sub-15 e sagrou-se campeão europeu de sub-17 em 2024, ao serviço da seleção italiana, assinando o golo decisivo na meia-final contra a Dinamarca e outro na final diante de Portugal (vídeo em baixo). Já em 2023 tinha conquistado o campeonato italiano de sub-17, confirmando uma trajetória marcada pelo sucesso competitivo.